Seja Notificado Vamos informá-lo quando o produto estiver de novo em stock. Basta deixar o seu email válido abaixo.
Email Não vamos partilhar os seus dados com mais ninguém.

Este Verão preparem o melhor Sushi

Recentemente atualizado em: 14 de Março de 2024

Preparem o Melhor Sushi em Casa com a Flavers

“O sushi é provavelmente a comida mais fotogénica do mundo. Isso e a sobremesa.” Quem o afirma é Paulo Morais, um conceituado chef ao nível nacional que é também responsável pela escola Everything About Sushi, em Lisboa.

Bem sabemos que o Sushi veio para ficar em Portugal e na Flavers poderão encontrar os mais diferentes produtos que vos ajudarão a fazer um delicioso Sushi em casa.

Assim na publicação de hoje vamos dar-vos a conhecer um pouco da história deste prato, dos nossos produtos direccionados para esta gastronomia nipónica, algumas dicas sobre o que está por detrás da preparação do Sushi e deixamos-vos com uma sugestão de receita para porem mãos à obra.

História do Sushi

Ilustração de Prato de Sushi por Hiroshige
Prato de Sushi | Pintura de Hiroshige

A origem do Sushi remonta ao século IV a.C no Sudeste Asiático. Por esta altura utilizava-se uma porção de arroz cozido para conservar o peixe salgado através da fermentação do arroz. Mais tarde, optou-se por colocar de parte o arroz e consumir o peixe. A localização exacta da origem do Sushi é desconhecida, mas tornou-se famosa a partir da culinária japonesa.

O Japão é conhecido na sua gastronomia, por aproveitar do mar os principais alimentos que compõem a sua dieta.

Peixe, algas e frutos do mar estão presentes em muitos dos pratos da culinária japonesa e isto deve-se ao facto de não ser possível desenvolver a agricultura dado os terrenos irregulares e montanhosos.

Por este motivo, o arroz tornou-se numa cultura de alta produção em pequenas áreas de cultivo.

Antigamente, no Japão, os peixes para serem transportados para outros locais eram conservados no arroz cozido.

Os japoneses sabiam que o arroz libertava ácido acético e láctico que ajudava à preservação da qualidade do peixe. Posteriormente retirava-se a cabeça e as vísceras do peixe e os filetes eram salgados e colocados entre camadas de arroz onde iriam fermentar, acidificando o seu sabor (técnica base para o desenvolvimento do Sushi prensado).

Assim a partir desta técnica de conservação do peixe, desenvolveu-se o prato e o sabor ácido, consequente da fermentação do arroz, foi então substituído por ácido acético, vulgarmente conhecido por vinagre. Mas é mais tarde que ao peixe e ao arroz com vinagre se juntou o Shoyu, molho de soja, que veio enriquecer desta forma o seu sabor.

Em meados do século XIV, os japoneses, como grandes apreciadores de arroz que são, passaram a consumir não só o peixe como também o arroz (antes de fermentar). É desta forma que surge o Namanarizushi, base a partir da qual tiveram origem os diferentes tipos de Sushi conhecidos na actualidade.

Pensa-se que é entre o século XVII e o século XIX que devido à abundância de pescado e frutos do mar no Japão, se passou a consumir o peixe cru e fresco, dando origem ao Hayazushi.

É pelo seu sabor marinho agradável e exótico que o Sushi passa a ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo, tornando-se então numa moda culinária no mundo Ocidental.

DICAS: O que é mais importante? O Peixe, o Arroz ou as Algas?

Onde tudo começa é em saber fazer o melhor arroz, com a consistência perfeita e sabores equilibrados.

Antes de cozinhado, o arroz deve ser bem lavado de maneira a retirar a cutícula resinosa que se encontra à volta do bago. Depois, devem escorrê-lo durante cerca de 20 minutos, que será o tempo suficiente para que o bago de arroz absorva a água na totalidade (deve ficar húmido por dentro e por fora).

Coloca-se então a pergunta: Que tipo de arroz usar? Devem sempre utilizar um arroz próprio para Sushi e sim, encontram-no à venda na Flavers.

Outra nota que devem ter em conta é deixar arrefecer bem o arroz, há quem coloque em recipientes térmicos, pois é durante o arrefecimento que os sabores dos temperos são incorporados e se evapora parte da água em excesso.

Para isso aconselhamos a que no momento em que vão espalhar o arroz nas algas não o retirem todo do recipiente (ou pano húmido), pois dizem que se prepararmos o rolo à temperatura certa, o arroz depois derrete-se na boca.

Então e o Peixe?

O Peixe é sem dúvida outro importante ingrediente, contudo, se não são os melhores “Sushiman” e estão a dar os primeiros passos, aconselhamos a utilizar o salmão por se tratar de um peixe mais fácil de trabalhar e que, sendo consumido cru, apresenta menos riscos para a saúde.

A seguir podem combinar o peixe seleccionado com pickles, manga verde ou abacate (que confere uma certa acidez e é ligeiramente doce).

É muito importante que tenham atenção à selecção de peixes que vão fazer e comer!

Principalmente se costumam ir comer num restaurante. Ultimamente são inúmeras as notícias que dão conta de factores de risco no consumo de peixe cru ou mal cozinhado em restaurantes de Sushi (certamente menos cuidadosos).

Os factores de risco estão associados ao perigo de infecção por um parasita o Anisakis Simplex que pode estar presente no peixe e só é eliminado através da congelação ou da cozedura (que muitos restaurantes não o fazem, por preferirem preservar a frescura do peixe), sendo que em casos extremos, pode ser fatal.

Por esta razão, todo o peixe fresco que usem para fazer Sushi deve ser previamente congelado (a -20º C) durante um período de, pelo menos, 24 horas.

É também por este motivo que se aconselha a consumir o Sushi com Wasabi, pois além de conferir sabor e oferecer um toque picante, têm características anti-microbianas.

Como usar as Algas?

Relativamente às Algas Nori, utilizadas na preparação dos rolos de Sushi é importante prestarem atenção à rugosidade, pois existe um lado rugoso e um mais liso e é sobre o rugoso que vão colocar o arroz, para que este cole bem.

Devem verificar mesmo se as algas são crocantes, os entendidos desta arte dizem que só são boas quando, dobradas à mão, se partem e dão um estalido próprio. Se não for crocante e necessitarem de usar uma tesoura ou faca para cortar, então não devem comer a alga, pois não foi tostada o suficiente, levando a que seja mais difícil mastigar.

Sugestão de Receita: “Sushi de Salmão, Atum, Pepino e Manga”

Ingredientes

500g de Shinode Arroz para Sushi
800ml de água
2 colheres chá de açúcar
1 colher de sopa de Houmandou Hon Mirin 200ml ou Blue Dragon Mirin 150ml (vinho de arroz doce)
3 colheres sopa de Mizkan Vinagre de Arroz 500ml
qb sal
6 a 8 folhas de Algas Nori
125g de Lombo de Salmão Fresco
125g de Lombo de Atum Fresco
1 Pepino pequeno
1/2 Manga Madura
qb Cebolinho
qb de Gengibre em Pickle para Sushi
qb Molho de Soja Kikkoman (preferencialmente para Sushi e Sashimi)
qb Wasabi em Pasta

Também vão precisar de:
1 Tábua
1 Faca de cozinha comprida afiada
1 Espátula ou colher de madeira
1 Tabuleiro ou travessa
1 Esteira de Bambu
1 Taça

Método de Preparação

1. Lavem bem o arroz em água corrente até que fique transparente (lembrem-se de deixar escorrer, segundo a dica que falamos em cima).
2.  Aqueçam 800ml de água e acrescentem o arroz. Deixem levantar fervura e cozer durante 10 minutos ou até que absorva toda a água. Retirem do lume e deixem arrefecer.
3. Num tacho, aqueçam o vinagre de arroz com o sal, o vinho de arroz e o açúcar e para dissolver, vão mexendo.
4. Transfiram o arroz para um tabuleiro. Adicionem a mistura que prepararam no passo anterior e envolvam bem com uma espátula ou colher de madeira. Deixem-no secar e arrefecer por cerca de 10 minutos.
5. Cortem o salmão, o atum, o pepino e a manga em tiras finas e reservem.
6. Com a ajuda de uma tesoura, cortem as algas em metades e coloquem uma metade com o lado mais brilhante e liso em contacto com a esteira de bambu (caso pretendam Sushi invertido devem forrar a esteira com película aderente para que não cole). Humedeçam sempre as mãos e espalhem o arroz utilizando dois terços da alga (tenham o cuidado em deixar cerca de 2 cm livres numa das extremidades mais longas da alga).
7. Adicionem ao centro do arroz e no sentido do comprimento os ingredientes ao longo da alga. Comecem pelo peixe (variar entre salmão e atum) e depois os restantes ingredientes: cebolinho, pepino e a manga (ocupando cerca 1/3 do espaço do arroz)
8. Passem uma pequena quantidade de wasabi (ajuda a agarrar a alga) na extremidade da alga que deixaram sem ingredientes e arroz e está pronto a enrolar.
9. Enrolem seguindo estes passos: Pressionem os alimentos e segurem a ponta da esteira. Comecem a enrolar, apertando bem da periferia para o centro (atenção que deve ter a forma de um paralelepípedo e não de um cilindro). Quando chegarem ao final da alga, o sushi está enrolado. Retirem a esteira.
10. Cortem 6 a 8 pedaços de Sushi por rolo (cerca de 2,5 cm cada pedaço). Notem que a faca deve estar sempre humedecida para que o arroz não agarre e desfaça o Sushi.
11. O vosso Sushi está pronto! Sirvam com o molho de soja, a pasta wasabi e o gengibre em pickles.

A Nossa Oferta para Sushi

Depois desta deliciosa receita certamente estão cheios de vontade de ir para a cozinha começar a preparar o vosso Sushi. Assim, poderão encontrar em baixo, toda a nossa oferta para prepararem com sucesso o melhor Sushi deste Verão!

Estamos à vossa espera na loja física das 10h00 às 20h00 ou pelas vossas encomendas para darem inicio à preparação do vosso Sushi.

Esperamos que gostem e aproveitem! 😀